GESTÃO FINANCEIRA
GESTÃO FINANCEIRA
14/01/2019
Consultoria de RH
CONSULTORIA DE RH
14/01/2019
Captação de Recursos

Captação de Recursos

A captação de recursos financeiros é uma fase crucial na busca pela viabilização econômico-financeira de um projeto de inovação. Para ser bem sucedido, o projeto deve apresentar uma significativa atratividade aos agentes de financiamento.

Dado o caráter estratégico da inovação no aumento da produtividade, competitividade empresarial e na geração de riqueza para o país, o apoio à inovação tem sido uma prioridade de diversos agentes de fomento no Brasil. Nessa perspectiva, destacam-se as seguintes modalidades de captação de recurso:

Financiamento bancário
Subvenção econômica
Capital semente
Venture capital
Private equity
Crowdfunding

O Financiamento Bancário trata-se de um modelo tradicional de captação de recurso por meio de instituições financeiras tanto públicas quanto privadas. Nessa modalidade, é possível ter acesso a juros subsidiados por meio das instituições públicas, no entanto, sua principal característica é a existência da necessidade de pagamento de juros acrescidos à devolução do principal captado.

Já a modalidade de Subvenção Econômica consiste no apoio financeiro por meio da aplicação de recursos públicos não reembolsáveis (que não precisam ser devolvidos) diretamente nas empresas, visando compartilhar com elas os custos e riscos inerentes aos projetos de inovação.

Capital semente (seed capital), Venture Capital e Private Equity são modalidades de investimento que visam promover o crescimento de uma empresa para que, em um momento futuro, os investidores vendam sua participação, realizando ganhos significativos. Nessas modalidades, os investidores atuam como financiadores e, além do aporte financeiro, eles ajudam os empreendedores na profissionalização da gestão da empresa. Um ponto em comum nessas modalidades é que os investidores preferem empresas inovadoras com elevado potencial de crescimento e retorno futuro.

No Capital Semente, o investimento é realizado na fase inicial da empresa, em alguns casos, quando ainda são ideias ou projetos no papel, com o objetivo de ajudar os empreendedores nos primeiros passos do negócio.

No Venture Capital, o investimento é destinado a empresas de pequeno e médio porte que já estão estabelecidas no mercado e que apresentam grande potencial de crescimento. O principal objetivo é financiar as primeiras expansões do negócio.

Já no caso do Private Equity, o investimento destina-se às empresas já consolidadas no mercado e que apresentam elevado faturamento. Nesse tipo de investimento, o empreendedor vende uma participação acionária de sua empresa em troca de apoio à gestão estratégica do negócio, governança corporativa, além do próprio capital. O principal objetivo é proporcionar um impulso financeiro à empresa para que ela prepare-se para a abertura de capital na bolsa de valores.

Por último, porém não menos importante, a modalidade Crowdfunding. Trata-se de um modelo recente de captação de recurso. No Brasil, é também conhecido com Financiamento Coletivo. Nessa modalidade, o investimento é realizado a partir de contribuições originadas por meio de doações, sem que os doadores conquistem direitos legais sobre o produto ou empresa financiada. É destinado, geralmente, para captação de recurso para iniciativas de interesse coletivo, agregando múltiplas fontes de financiamento, sobretudo, pessoas físicas interessadas no negócio. Em síntese, trata-se de ações na Internet com o objetivo de arrecadar recurso para pequenos negócios e start-ups. Na Aba Inovação Aberta, você encontra vários operadores dessa modalidade de financiamento.

Assessoria em captação de recursos financeiros

Uma estratégia de captação de recursos financeiros requer objetividade e um forte alinhamento com as necessidades da empresa.

Diante das constantes mudanças e incertezas nos mercados globais de dívida, a CEG CONSULTING OFFICE oferece serviços de consultoria de modo imparcial, independente e com alcance mundial. A forma como conduzimos o nosso trabalho garante que os nossos objetivos estejam plenamente alinhados com os dos nossos clientes.
Nossas soluções

Por meio de sua rede global de firmas-membro e de profissionais especializados em nossos escritórios localizados em mais de 30 países, a CEG CONSULTING OFFICE atende empresas públicas e privadas, de private equity, instituições financeiras e governos. Nosso objetivo é prestar serviços com excelência, a partir de um conhecimento profundo e uma compreensão ampla dos mercados de dívida. Além disso, a nossa capacidade de relacionamento com bancos e instituições financeiras é fator fundamental para alcançar as metas das organizações.

Nossos profissionais assessoram as organizações, em especial as médias empresas com necessidade de crescimento rápido, na análise de sua estrutura de capital e na captação de recursos financeiros para expansão dos negócios ou readequação da dívida acumulada a partir do refinanciamento com base em operações estruturadas, com lastro comercial ou imobiliário.

Com o nosso apoio, as empresas podem direcionar sua capacidade de captação com base no seu nível de risco e grau de maturidade. Da mesma forma, com a captação ou readequação de sua estrutura de capital, elas podem se preparar para momentos que exigem uma maturidade avançada, como a abertura de capital (IPO).

Dentre as soluções que oferecemos estão:

1. Estruturação de operações de crédito para empresas que demandam forte especialização no mercado de dívida:

Project Finance: assessoria em leilões de concessão e captação de recursos para projetos de infraestrutura;
Financiamento de aquisições: captação de dívida para viabilizar aquisição de empresas e movimentos estratégicos;
Operações estruturadas: assessoria na captação de recursos via mercado de capitais local (FIDC, FIP, debêntures de infraestrutura, etc.) e internacional;
Assessoria na obtenção de recursos incentivados (junto a BNB, BASA, BNDES, FCO, entre outros);
Refinanciamento de passivos financeiros.
2. Avaliação de carteiras de crédito, mapeamento de processos para gerenciamento de carteira de ativos, assessoria na venda de carteiras de créditos não-performados (NPL – Non Performing Loans.

CREDENCIAMENTO DE EMPRESAS E EQUIPAMENTOS JUNTO AO BNDES E FINAME

Destinado para empresas fabricantes de máquinas e equipamentos nacionais ou produtos com índice de nacionalização de até 50%. A CEG Consulting Office vem obtendo o credenciamento de seus clientes sempre em prazos menores, pois os projetos de credenciamento sempre são entregues no BNDES na cidade do Rio de janeiro, portanto agilizando a sua análise.

No mercado em que estamos geralmente encontramos diversas dificuldades para podermos financiar nossos próprios clientes. Agora com o Cadastro de nossa empresa junto ao FINAME e ao Portal do Cartão BNDES estaremos proporcionando uma excelente condição de pagamento,com juros baixos e subsidiados pelo BNDES.

“BOM PARA QUEM COMPRA, MELHOR PARA QUEM VENDE”

ELABORAÇÃO DE PROJETOS COM RECURSOS DO BNDES

• Como obter capital de giro
• Quais as linhas de recursos que o BNDES oferece.
• Quais os tipos de investimentos o BNDES financia.
• Quais os procedimentos operacionais relevantes na negociação direta com o BNDES.
• Quais os procedimentos operacionais relevantes na negociação com agentes financeiros.

Nossa especialidade é elaborar projetos de viabilidade econômica financeira, nas normas e padrões de Agentes Financeiros e do BNDES.

CREDENCIAMENTO DE EQUIPAMENTOS:
Destinado a empresas fabricantes de máquinas e equipamentos nacionais ou com índice de nacionalização acima de 60%. Criando um mercado com mais facilidades ao seu cliente e rentável e certo ao fornecedor. Consultoria que viabiliza a forma de Credenciamento.

Na atual realidade em que vivemos encontramos diversas dificuldades para podermos financiar nossos próprios clientes, desta forma, possuindo o chamado “Código FINAME” , o fabricante estará proporcionando uma excelente condição para a venda de seus equipamentos. Dependendo da análise de crédito de cada comprador, realizada unicamente por instituição bancária do cliente.

Diferenciais da CEG Consultoria
• Fontes de financiamento, sendo apresentados seus beneficiários, custos, limites de participação, prazos decarência e amortização;
• Conhece os cuidados na elaboração dos projetos;
• Analisa a abertura para as empresas estrangeiras;
• Avalia o custo dos recursos do BNDES: dinheiro caro ou barato?
• Identifica as possibilidades para o setor de indústria, comércio, serviços, agropecuária e infra-estrutura;

BENEFÍCIOS ESPERADOS
• Identificar quais tipos de projeto de expansão e/ou modernização empresarial que o BNDES financia (nas áreas industrial, comercial, prestação de serviços, agropecuária e infra-estrutura pública);
• Conhecimento nas linhas de recursos que o BNDES oferece (custos, limites de participação, carências, prazos de amortização e garantias);
• Identificação n os principais tópicos a serem avaliados na elaboração de um projeto, além das questões ligadas a documentação básica e garantias;
• Conhecimento nos principais aspectos na negociação de uma operação junto ao BNDES ou através de agente financeiro.

Conheça o BNDES
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES), órgão do Governo Federal, é hoje o principal instrumento de financiamento de longo prazo para a realização de investimentos em todos os segmentos da economia, em uma política que inclui as dimensões social, regional e ambiental.

Desde a sua fundação, em 1952, o BNDES se destaca no apoio à agricultura, indústria, infraestrutura e comércio e serviços, oferecendo condições especiais para micro, pequenas e médias empresas. O Banco também vem implementando linhas de investimentos sociais, direcionados para a educação e saúde, agricultura familiar, saneamento básico e transporte urbano.

O apoio do BNDES se dá por meio de financiamentos a projetos de investimentos, aquisição de equipamentos e exportação de bens e serviços. Além disso, o Banco atua no fortalecimento da estrutura de capital das empresas privadas e destina financiamentos não-reembolsáveis a projetos que contribuam para o desenvolvimento social, cultural e tecnológico.

Em seu Planejamento Corporativo 2009 / 2014, o BNDES elegeu a inovação, o desenvolvimento local e regional e o desenvolvimento socioambiental como os aspectos mais importantes do fomento econômico no contexto atual, e que devem ser promovidos e enfatizados em todos os empreendimentos apoiados pelo Banco.

Agropecuária
Além de dinamizador da expansão produtiva, o agronegócio desempenha outro papel de extrema importância para a economia brasileira: o de principal gerador de saldos comerciais para o País. Por isso, o BNDES oferece mecanismos de apoio à agricultura e à pecuária. Alguns projetos financiáveis dentro do agronegócio são bovinocultura de corte, formação ou reforma de pastos, gastos e tratos culturais até a primeira colheita/safra, entre outros. A avaliação dos impactos ambientais é primordial para a concessão do apoio financeiro.

Em articulação com outros órgãos governamentais, o BNDES também desenvolve instrumentos de apoio específico à agropecuária. Estes programas apresentam condições especiais para investimentos como, por exemplo, aquisição de tratores agrícolas e incentivos à irrigação.

Comércio, Serviços e Turismo
Como todas as atividades econômicas no país, a área de comércio e serviços vem passando por intenso processo de modernização, buscando gerar empregos e ofertar mercadorias de qualidade a preços competitivos. Atento a esta realidade, o BNDES disponibiliza linhas de apoio financeiro adequadas às empresas de todos os portes que atuam na área de comércio e serviços. O objetivo é fomentar, estruturar e acompanhar o desenvolvimento de projetos relativos ao setor, sempre visando ao aumento da produtividade e eficiência das empresas brasileiras.

O Banco ainda oferece condições especiais de financiamento a projetos voltados à modernização da infraestrutura de empreendimentos nas áreas de educação, saúde, assistência social e turismo. Outro foco de atuação do BNDES é o desenvolvimento de ações institucionais que visem ao estabelecimento de parcerias entre outras entidades públicas e privadas.

Desenvolvimento Social e Urbano
O BNDES apoia projetos com impacto direto na melhoria das condições de vida da população brasileira. O Banco disponibiliza diversos mecanismos de financiamento, com investimentos que beneficiam os empreendedores de baixa renda, buscam ampliar serviços de saúde e educação, e que visam à redução das desigualdades regionais, dentre outros objetivos.

O cumprimento dos direitos sociais também é indispensável no processo de aprovação de financiamentos do BNDES e tem a mesma relevância das exigências financeiras e econômicas. O Banco busca maximizar os impactos sociais positivos dos projetos que financia, como a geração e manutenção de empregos e o incremento do desenvolvimento local.
Indústria

O apoio do BNDES à indústria é fundamental para desenvolver, ampliar e diversificar as fontes de recursos no país e no exterior, além de aquecer a economia e gerar empregos e renda. As ações do Banco para estimular o crescimento industrial do país visam dar conta de três grandes desafios: ampliar a capacidade produtiva da indústria e do setor de serviços; aumentar as exportações; e elevar a capacidade de inovação, fator essencial para o crescimento em um mundo globalizado.

Por isso, o BNDES busca fomentar projetos de investimentos que visem à ampliação do parque industrial brasileiro (incluindo o setor agropecuário). O apoio a fábricas de bens de capital oferece condições especiais para estimular a competitividade do setor. Indústrias brasileiras também podem receber apoio financeiro para a importação de máquinas e equipamentos novos. Além disso, micro, pequenas e médias empresas do setor industrial têm condições especiais.

Exportação e Inserção Internacional
O desenvolvimento de um setor exportador mais dinâmico e integrado ao mercado mundial e o aumento da competitividade da produção econômica em escala global atendem ao objetivo do BNDES de fortalecer o mercado interno, pois funcionam como poderosos instrumentos para a elevação da produtividade e eficiência das empresas brasileiras.

Principal braço financiador do Governo Federal, o BNDES tem incentivado a área de comércio exterior e a internacionalização de empresas com custos e prazos diferenciados.

Entre as ações implementadas, destacam-se o aumento da competitividade internacional da produção brasileira de bens e serviços de maior valor agregado e o crescente estímulo à ação de empresas brasileiras na América do Sul, ampliando laços comerciais estratégicos.

Infraestrutura

A solução dos problemas de infraestrutura é condição necessária para a melhoria do bem-estar da população, permitindo que todos tenham acesso a serviços básicos como energia elétrica, comunicações, transportes urbanos e saneamento. Ao mesmo tempo, a ampliação da infraestrutura promove a redução de custos, aumento da produtividade, aprimoramento da qualidade dos bens e serviços da estrutura produtiva e consolidação da integração regional.

Os números expressivos são um reflexo não apenas da importância do desenvolvimento da infraestrutura do país, mas também da responsabilidade do BNDES em promover o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).. O andamento das ações relacionadas ao PAC tem sido prioridade para o Banco.

Inovação

O apoio à inovação é definido como prioridade estratégica para o BNDES, devido, principalmente, ao seu caráter fundamental no aumento de produtividade e competitividade das empresas e na criação de riqueza para o Brasil. O objetivo do Banco é contribuir para o aumento das atividades inovativas no país e para a sua realização em caráter sistemático. Para isso, o BNDES busca financiar projetos de investimento associados à formação de capacitações e de ambientes inovadores, visando ao alcance de melhor posicionamento competitivo por parte das empresas.

Em conformidade com os Programas e Políticas Públicas do Governo Federal, na criação das linhas de apoio à inovação, o BNDES estendeu sua aplicação a todos os setores da economia, incluindo aqueles que não costumam ser vistos como inovadores. Buscando atender melhor às necessidades das empresas que pretendem inovar, as linhas de apoio criadas combinam instrumentos financeiros diversos, tanto de renda fixa quanto variável.

Meio Ambiente

O BNDES considera a preservação, conservação e recuperação do meio ambiente condições essenciais para a humanidade. Por isso, o desenvolvimento socioambiental é uma diretriz estratégica e se reflete na política de financiamentos do Banco.

Assim, o BNDES busca sempre o aperfeiçoamento dos critérios de análise ambiental dos projetos que solicitam crédito e oferece suporte financeiro a empreendimentos que tragam benefícios para o desenvolvimento sustentável. Além disso, o Banco reforça sua política ambiental por meio de ações internas que buscam o envolvimento do corpo funcional e por meio de protocolos em que firma o compromisso público de promover o desenvolvimento em harmonia com o equilíbrio ecológico.

Mercado de Capitais
O BNDES entende que no estágio atual da economia brasileira é fundamental o fortalecimento e o aumento do número de empresas com papéis negociados no mercado de capitais.

O Banco opera como subscritor de valores imobiliários- papéis como ações e debêntures de empresas de capital aberto ou que, no médio prazo, possam ingressar no mercado de capitais – incluídas aí, operações de internacionalização, de reestruturação de empresas competitivas, fusões e incorporações.

Nesse contexto, são prioritárias as pequenas e médias empresas inovadoras que podem receber participação direta ou via fundos de investimentos fechados, os quais, por sua ação regional ou setorial, oferecem maior capilaridade de atuação, e possibilitam, inclusive, a alavancagem de recursos privados para o capital dessas empresas.

Microempreendedor
Programa de Microcrédito – financiamento através das instituições de microcrédito repassadoras de seus recursos, destinado ao microempreendedor formal ou informal.

Produtor Rural

BNDES Automático – financiamento de projetos de investimentos de até R$ 10 milhões
MPMEs Investimento- apoio a projetos de investimentos e capital de giro associado
BNDES Finame Agrícola – financiamento para aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas novos, de fabricação nacional
Apoio ao Setor Agropecuário – financiamento para aquisição isolada de máquinas e equipamentos agrícolas e para projetos de investimento no setor agropecuário

Transportador Autônomo de Carga
Procaminhoneiro – financia a aquisição de caminhões, chassis e carrocerias de caminhões, novos ou usados, e também sistemas de rastreamentos novos, seguro do bem e seguro prestamista;
BNDES FINAME – financia a aquisição de caminhões, caminhões-tratores, cavalos-mecânicos, reboques, semi-reboques, chassis e carrocerias para caminhões, nacionais e novos, novos, credenciados no BNDES;
BK Usados – financia a aquisição de caminhões, chassis, caminhões-trator, carretas, cavalos-mecânico, reboques, semi-reboques e carrocerias para caminhões, máquinas – ferramenta, usados, de fabricação nacional, bem como sistemas de rastreamento novos e seguro do bem financiado. Transportador Autônomo Escolar

PROESCOLAR – financia a aquisição de veículos para transporte rodoviário de escolares novos, de fabricação nacional,credenciamento no BNDES.
Investimentos em implantação, ampliação e modernização
Projetos de investimentos e capital de giro associado

Projetos de investimentos em inovação

Projetos de investimentos agropecuários

Bens de capital

Aquisição e modernização de máquinas e equipamentos nacionais

Operações de leasing

Fabricação de equipamentos e sistemas

Importação de equipamentos

Bens de produção e serviços

Comercialização de bens

Capital de giro isolado

Capital de Giro isolado

Exportação e inserção internacional

Produção de bens e serviços para exportação

Comercialização no exterior

Operações em renda variável

Subscrição de valores mobiliários

Administração Pública

A redução das desigualdades regionais e sociais é um objetivo estratégico do BNDES. Para alcançar esta meta, o Banco precisa estabelecer parcerias com os governos estaduais e as prefeituras, de forma que os investimentos necessários para o desenvolvimento local tornem-se viáveis e possam ser implementados.

Os órgãos e empresas da administração pública, direta ou indireta, e de todas as esferas (federal, estadual ou municipal), podem solicitar apoio financeiro ao BNDES respeitada a legislação de crédito ao setor público, para implantação, expansão ou modernização da infraestrutura de serviços públicos, que inclua gastos com obras civis e instalações, compra de máquinas e equipamentos, móveis e utensílios e outras despesas.

Atualmente, o BNDES oferece aos órgãos públicos as seguintes modalidades de financiamento:

Aquisição de bens e serviços

BNDES FINAME – aquisição isolada de máquinas e equipamentos.

PROSOFT Comercialização – compra isolada de softwares e serviços associados

PROVIAS – contratação de operações de crédito para aquisição de máquinas e equipamentos novos destinados a intervenções em vias públicas, rodovias e estradas

Desenvolvimento social

BNDES Fundo Social – recursos não-reembolsáveis para projetos de investimentos em assistência social

Serviços de Educação. Saúde, Assistência Social e Segurança – linha de financiamento para projetos de implantação, modernização e expansão dessas atividades

Desenvolvimento urbano

Apoio a Investimentos Multissetoriais integrados urbanos – projetos que integram o planejamento e as ações dos agentes municipais em diversos setores com vistas a contribuir para a solução dos problemas estruturais dos centros urbanos

Apoio a Projetos Estruturados de Transportes Públicos – projetos de transportes públicos, abrangendo todos os investimentos necessários à qualificação do espaço urbano no entorno do empreendimento

Apoio a Projetos de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos – projetos de investimentos que buscam a universalização do acesso aos serviços de saneamento básico

Educação

Caminho da Escola – programa de apoio à renovação e ampliação da frota de veículos de transporte escolar de alunos da educação básica da rede pública, prioritariamente da zona rural

IES – programa de apoio à melhoria da qualidade do ensino das Instituições de Educação Superior
proescolar- programa de apoio à renovação e ampliação da frota de veículos de transporte escolar de alunos da educação básica da rede pública Gestão

PMAT – apoio ao fortalecimento da capacidade gerencial, normativa, operacional e tecnológica da administração pública municipal

PMAE – apoio ao fortalecimento da capacidade gerencial, normativa, operacional e tecnológica das administrações tributárias dos Estados

PEF – apoio à viabilização das despesas de capital constantes do orçamento anual dos Estados e do Distrito Federal

Instituição Financeira Credenciada

Para o BNDES poder alcançar clientes potenciais ao longo do território nacional, grande parte das operações é realizada de forma indireta, através da parceria com a rede de instituições financeiras credenciadas que cobrem todo o país. A maioria dos bancos brasileiros é credenciada a operar com as linhas de financiamento do BNDES.

Nas operações indiretas, o Banco repassa os recursos financeiros para os bancos comerciais, públicos ou privados, agências de fomento e cooperativas credenciadas pelo BNDES, e estas que serão responsáveis pela análise e aprovação do crédito e pela definição das garantias. Os empresários usualmente se dirigem àquelas instituições onde já possuem cadastro e/ou algum tipo de relacionamento bancário. As agências financeiras credenciadas, pela sua proximidade com os clientes, têm as melhores condições para avaliar os pedidos de financiamento.

O risco da operação é dos agentes financeiros que analisam o projeto. Contudo, o BNDES acompanha e fiscaliza estas operações, além de prestar qualquer informação diretamente ao empresário, caso solicitado. O risco de crédito das operações com micro, pequenas e médias empresas exportadoras pode ser garantido pelo Fundo de Garantia para a Promição da Competitividade (FGPC).

A aprovação de crédito através das instituições financeiras credenciadas amplia a atuação do Banco e aproxima-o dos seus clientes. Para as agências, as operações de repasse de linhas de financiamento de longo prazo têm as vantagens do melhor relacionamento e da fidelização de uma carteira de clientes com alto potencial de crescimento de receita.

Fonte: BNDES

FINAME

ELABORAÇÃO DE PROJETOS COM RECURSOS DO BNDES
• Como obter capital de giro.
• Quais as linhas de recursos que o BNDES oferece.
• Quais os tipos de investimentos o BNDES financia.
• Quais os procedimentos operacionais relevantes na negociação direta com o BNDES.
• Quais os procedimentos operacionais relevantes na negociação com agentes financeiros.

Nossa especialidade é elaborar projetos de viabilidade econômica financeira, nas normas e padrões de Agentes Financeiros e do BNDES.

CREDENCIAMENTO DE EQUIPAMENTOS:

Destinado a empresas fabricantes de máquinas e equipamentos nacionais ou com índice de nacionalização acima de 60%. Criando um mercado com mais facilidades ao seu cliente e rentável e certo ao fornecedor. Consultoria que viabiliza a forma de Credenciamento.

Na atual realidade em que vivemos encontramos diversas dificuldades para podermos financiar nossos próprios clientes, desta forma, possuindo o chamado “Código FINAME” , o fabricante estará proporcionando uma excelente condição para a venda de seus equipamentos. Dependendo da análise de crédito de cada comprador, realizada unicamente por instituição bancária do cliente.

Diferenciais da CEG Consulting Office
• Fontes de financiamento, sendo apresentados seus beneficiários, custos, limites de participação, prazos decarência e amortização;
• Conhece os cuidados na elaboração dos projetos;
• Analisa a abertura para as empresas estrangeiras;
• Avalia o custo dos recursos do BNDES: dinheiro caro ou barato?
• Identifica as possibilidades para o setor de indústria, comércio, serviços, agropecuária e infra-estrutura; BENEFÍCIOS ESPERADOS
• Identificar quais tipos de projeto de expansão e/ou modernização empresarial que o BNDES financia (nas áreas industrial, comercial, prestação de serviços, agropecuária e infra-estrutura pública);
• Conhecimento nas linhas de recursos que o BNDES oferece (custos, limites de participação, carências, prazos de amortização e garantias);
• Identificação n os principais tópicos a serem avaliados na elaboração de um projeto, além das questões ligadas a documentação básica e garantias;
• Conhecimento nos principais aspectos na negociação de uma operação junto ao BNDES ou através de agente financeiro.

Conheça o BNDES O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES), órgão do Governo Federal, é hoje o principal instrumento de financiamento de longo prazo para a realização de investimentos em todos os segmentos da economia, em uma política que inclui as dimensões social, regional e ambiental. Desde a sua fundação, em 1952, o BNDES se destaca no apoio à agricultura, indústria, infraestrutura e comércio e serviços, oferecendo condições especiais para micro, pequenas e médias empresas. O Banco também vem implementando linhas de investimentos sociais, direcionados para a educação e saúde, agricultura familiar, saneamento básico e transporte urbano.

O apoio do BNDES se dá por meio de financiamentos a projetos de investimentos, aquisição de equipamentos e exportação de bens e serviços. Além disso, o Banco atua no fortalecimento da estrutura de capital das empresas privadas e destina financiamentos não-reembolsáveis a projetos que contribuam para o desenvolvimento social, cultural e tecnológico.

Em seu Planejamento Corporativo 2009 / 2014, o BNDES elegeu a inovação, o desenvolvimento local e regional e o desenvolvimento socioambiental como os aspectos mais importantes do fomento econômico no contexto atual, e que devem ser promovidos e enfatizados em todos os empreendimentos apoiados pelo Banco.

Agropecuária
Além de dinamizador da expansão produtiva, o agronegócio desempenha outro papel de extrema importância para a economia brasileira: o de principal gerador de saldos comerciais para o País. Por isso, o BNDES oferece mecanismos de apoio à agricultura e à pecuária. Alguns projetos financiáveis dentro do agronegócio são bovinocultura de corte, formação ou reforma de pastos, gastos e tratos culturais até a primeira colheita/safra, entre outros. A avaliação dos impactos ambientais é primordial para a concessão do apoio financeiro.

Em articulação com outros órgãos governamentais, o BNDES também desenvolve instrumentos de apoio específico à agropecuária. Estes programas apresentam condições especiais para investimentos como, por exemplo, aquisição de tratores agrícolas e incentivos à irrigação.

Comércio

Serviços e Turismo Como todas as atividades econômicas no país, a área de comércio e serviços vem passando por intenso processo de modernização, buscando gerar empregos e ofertar mercadorias de qualidade a preços competitivos. Atento a esta realidade, o BNDES disponibiliza linhas de apoio financeiro adequadas às empresas de todos os portes que atuam na área de comércio e serviços. O objetivo é fomentar, estruturar e acompanhar o desenvolvimento de projetos relativos ao setor, sempre visando ao aumento da produtividade e eficiência das empresas brasileiras.

O Banco ainda oferece condições especiais de financiamento a projetos voltados à modernização da infraestrutura de empreendimentos nas áreas de educação, saúde, assistência social e turismo. Outro foco de atuação do BNDES é o desenvolvimento de ações institucionais que visem ao estabelecimento de parcerias entre outras entidades públicas e privadas.

Desenvolvimento Social e Urbano

O BNDES apoia projetos com impacto direto na melhoria das condições de vida da população brasileira. O Banco disponibiliza diversos mecanismos de financiamento, com investimentos que beneficiam os empreendedores de baixa renda, buscam ampliar serviços de saúde e educação, e que visam à redução das desigualdades regionais, dentre outros objetivos.

O cumprimento dos direitos sociais também é indispensável no processo de aprovação de financiamentos do BNDES e tem a mesma relevância das exigências financeiras e econômicas. O Banco busca maximizar os impactos sociais positivos dos projetos que financia, como a geração e manutenção de empregos e o incremento do desenvolvimento local. Indústria

O apoio do BNDES à indústria é fundamental para desenvolver, ampliar e diversificar as fontes de recursos no país e no exterior, além de aquecer a economia e gerar empregos e renda. As ações do Banco para estimular o crescimento industrial do país visam dar conta de três grandes desafios: ampliar a capacidade produtiva da indústria e do setor de serviços; aumentar as exportações; e elevar a capacidade de inovação, fator essencial para o crescimento em um mundo globalizado. Por isso, o BNDES busca fomentar projetos de investimentos que visem à ampliação do parque industrial brasileiro (incluindo o setor agropecuário). O apoio a fábricas de bens de capital oferece condições especiais para estimular a competitividade do setor. Indústrias brasileiras também podem receber apoio financeiro para a importação de máquinas e equipamentos novos. Além disso, micro, pequenas e médias empresas do setor industrial têm condições especiais.

Exportação e Inserção Internacional

O desenvolvimento de um setor exportador mais dinâmico e integrado ao mercado mundial e o aumento da competitividade da produção econômica em escala global atendem ao objetivo do BNDES de fortalecer o mercado interno, pois funcionam como poderosos instrumentos para a elevação da produtividade e eficiência das empresas brasileiras.

Principal braço financiador do Governo Federal, o BNDES tem incentivado a área de comércio exterior e a internacionalização de empresas com custos e prazos diferenciados.

Entre as ações implementadas, destacam-se o aumento da competitividade internacional da produção brasileira de bens e serviços de maior valor agregado e o crescente estímulo à ação de empresas brasileiras na América do Sul, ampliando laços comerciais estratégicos.

Infraestrutura

A solução dos problemas de infraestrutura é condição necessária para a melhoria do bem-estar da população, permitindo que todos tenham acesso a serviços básicos como energia elétrica, comunicações, transportes urbanos e saneamento. Ao mesmo tempo, a ampliação da infraestrutura promove a redução de custos, aumento da produtividade, aprimoramento da qualidade dos bens e serviços da estrutura produtiva e consolidação da integração regional.

Os números expressivos são um reflexo não apenas da importância do desenvolvimento da infraestrutura do país, mas também da responsabilidade do BNDES em promover o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).. O andamento das ações relacionadas ao PAC tem sido prioridade para o Banco.

Inovação

O apoio à inovação é definido como prioridade estratégica para o BNDES, devido, principalmente, ao seu caráter fundamental no aumento de produtividade e competitividade das empresas e na criação de riqueza para o Brasil. O objetivo do Banco é contribuir para o aumento das atividades inovativas no país e para a sua realização em caráter sistemático. Para isso, o BNDES busca financiar projetos de investimento associados à formação de capacitações e de ambientes inovadores, visando ao alcance de melhor posicionamento competitivo por parte das empresas.

Em conformidade com os Programas e Políticas Públicas do Governo Federal, na criação das linhas de apoio à inovação, o BNDES estendeu sua aplicação a todos os setores da economia, incluindo aqueles que não costumam ser vistos como inovadores. Buscando atender melhor às necessidades das empresas que pretendem inovar, as linhas de apoio criadas combinam instrumentos financeiros diversos, tanto de renda fixa quanto variável.

Meio Ambiente

O BNDES considera a preservação, conservação e recuperação do meio ambiente condições essenciais para a humanidade. Por isso, o desenvolvimento socioambiental é uma diretriz estratégica e se reflete na política de financiamentos do Banco.

Assim, o BNDES busca sempre o aperfeiçoamento dos critérios de análise ambiental dos projetos que solicitam crédito e oferece suporte financeiro a empreendimentos que tragam benefícios para o desenvolvimento sustentável. Além disso, o Banco reforça sua política ambiental por meio de ações internas que buscam o envolvimento do corpo funcional e por meio de protocolos em que firma o compromisso público de promover o desenvolvimento em harmonia com o equilíbrio ecológico.

Mercado de Capitais

O BNDES entende que no estágio atual da economia brasileira é fundamental o fortalecimento e o aumento do número de empresas com papéis negociados no mercado de capitais.

O Banco opera como subscritor de valores imobiliários- papéis como ações e debêntures de empresas de capital aberto ou que, no médio prazo, possam ingressar no mercado de capitais – incluídas aí, operações de internacionalização, de reestruturação de empresas competitivas, fusões e incorporações.

Nesse contexto, são prioritárias as pequenas e médias empresas inovadoras que podem receber participação direta ou via fundos de investimentos fechados, os quais, por sua ação regional ou setorial, oferecem maior capilaridade de atuação, e possibilitam, inclusive, a alavancagem de recursos privados para o capital dessas empresas.

Microempreendedor

Programa de Microcrédito – financiamento através das instituições de microcrédito repassadoras de seus recursos, destinado ao microempreendedor formal ou informal.

Produtor Rural BNDES Automático – financiamento de projetos de investimentos de até R$ 10 milhões MPMEs Investimento- apoio a projetos de investimentos e capital de giro associado

BNDES Finame Agrícola – financiamento para aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas novos, de fabricação nacional

Apoio ao Setor Agropecuário – financiamento para aquisição isolada de máquinas e equipamentos agrícolas e para projetos de investimento no setor agropecuário

Transportador Autônomo de Carga

Procaminhoneiro – financia a aquisição de caminhões, chassis e carrocerias de caminhões, novos ou usados, e também sistemas de rastreamentos novos, seguro do bem e seguro prestamista;

BNDES FINAME – financia a aquisição de caminhões, caminhões-tratores, cavalos-mecânicos, reboques, semi-reboques, chassis e carrocerias para caminhões, nacionais e novos, novos, credenciados no BNDES;

BK Usados – financia a aquisição de caminhões, chassis, caminhões-trator, carretas, cavalos-mecânico, reboques, semi-reboques e carrocerias para caminhões, máquinas – ferramenta, usados, de fabricação nacional, bem como sistemas de rastreamento novos e seguro do bem financiado.

Transportador Autônomo Escolar

PROESCOLAR – financia a aquisição de veículos para transporte rodoviário de escolares novos, de fabricação nacional,credenciamento no BNDES.

Investimentos em implantação, ampliação e modernização

Projetos de investimentos e capital de giro associado

Projetos de investimentos em inovação

Projetos de investimentos agropecuários

Bens de capital

Aquisição e modernização de máquinas e equipamentos nacionais

Operações de leasing

Fabricação de equipamentos e sistemas

Importação de equipamentos

Bens de produção e serviços

Comercialização de bens

Capital de giro isolado

Capital de Giro isolado

Exportação e inserção internacional

Produção de bens e serviços para exportação

Comercialização no exterior

Operações em renda variável

Subscrição de valores mobiliários

Administração Pública

A redução das desigualdades regionais e sociais é um objetivo estratégico do BNDES. Para alcançar esta meta, o Banco precisa estabelecer parcerias com os governos estaduais e as prefeituras, de forma que os investimentos necessários para o desenvolvimento local tornem-se viáveis e possam ser implementados.

Os órgãos e empresas da administração pública, direta ou indireta, e de todas as esferas (federal, estadual ou municipal), podem solicitar apoio financeiro ao BNDES respeitada a legislação de crédito ao setor público, para implantação, expansão ou modernização da infraestrutura de serviços públicos, que inclua gastos com obras civis e instalações, compra de máquinas e equipamentos, móveis e utensílios e outras despesas.

Atualmente, o BNDES oferece aos órgãos públicos as seguintes modalidades de financiamento:

Aquisição de bens e serviços

BNDES FINAME – aquisição isolada de máquinas e equipamentos.

PROSOFT Comercialização – compra isolada de softwares e serviços associados

PROVIAS – contratação de operações de crédito para aquisição de máquinas e equipamentos novos destinados a intervenções em vias públicas, rodovias e estradas

Desenvolvimento social

BNDES Fundo Social – recursos não-reembolsáveis para projetos de investimentos em assistência social

Serviços de Educação. Saúde, Assistência Social e Segurança – linha de financiamento para projetos de implantação, modernização e expansão dessas atividades

Desenvolvimento urbano

Apoio a Investimentos Multissetoriais integrados urbanos – projetos que integram o planejamento e as ações dos agentes municipais em diversos setores com vistas a contribuir para a solução dos problemas estruturais dos centros urbanos

Apoio a Projetos Estruturados de Transportes Públicos – projetos de transportes públicos, abrangendo todos os investimentos necessários à qualificação do espaço urbano no entorno do empreendimento

Apoio a Projetos de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos – projetos de investimentos que buscam a universalização do acesso aos serviços de saneamento básico

Educação

Caminho da Escola – programa de apoio à renovação e ampliação da frota de veículos de transporte escolar de alunos da educação básica da rede pública, prioritariamente da zona rural

IES – programa de apoio à melhoria da qualidade do ensino das Instituições de Educação Superior proescolar- programa de apoio à renovação e ampliação da frota de veículos de transporte escolar de alunos da educação básica da rede pública

Gestão

PMAT – apoio ao fortalecimento da capacidade gerencial, normativa, operacional e tecnológica da administração pública municipal

PMAE – apoio ao fortalecimento da capacidade gerencial, normativa, operacional e tecnológica das administrações tributárias dos Estados

PEF – apoio à viabilização das despesas de capital constantes do orçamento anual dos Estados e do Distrito Federal

Instituição Financeira Credenciada

Para o BNDES poder alcançar clientes potenciais ao longo do território nacional, grande parte das operações é realizada de forma indireta, através da parceria com a rede de instituições financeiras credenciadas que cobrem todo o país. A maioria dos bancos brasileiros é credenciada a operar com as linhas de financiamento do BNDES.

Nas operações indiretas, o Banco repassa os recursos financeiros para os bancos comerciais, públicos ou privados, agências de fomento e cooperativas credenciadas pelo BNDES, e estas que serão responsáveis pela análise e aprovação do crédito e pela definição das garantias. Os empresários usualmente se dirigem àquelas instituições onde já possuem cadastro e/ou algum tipo de relacionamento bancário. As agências financeiras credenciadas, pela sua proximidade com os clientes, têm as melhores condições para avaliar os pedidos de financiamento.

O risco da operação é dos agentes financeiros que analisam o projeto. Contudo, o BNDES acompanha e fiscaliza estas operações, além de prestar qualquer informação diretamente ao empresário, caso solicitado. O risco de crédito das operações com micro, pequenas e médias empresas exportadoras pode ser garantido pelo Fundo de Garantia para a Promição da Competitividade (FGPC).

A aprovação de crédito através das instituições financeiras credenciadas amplia a atuação do Banco e aproxima-o dos seus clientes. Para as agências, as operações de repasse de linhas de financiamento de longo prazo têm as vantagens do melhor relacionamento e da fidelização de uma carteira de clientes com alto potencial de crescimento de receita.

Fonte: BNDES

“BOM PARA QUEM COMPRA, MELHOR PARA QUEM VENDE”